quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que Gostamos ?

Hoje eu estava lendo a coluna de Ivan Martins,

( http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI259919-15230,00-ALGUEM+ESPECIAL.html )


onde ele discorria sobre a sorte de encontrar a "pessoa especial". Dentre idas e vindas, altos e baixos a verdade é que ninguém está imune quando o assunto tem a ver com o coração. Desde o nosso nascimento até o último suspiro, dentre conquistas financeiras, pessoais, profissionais, no fundo é isso - e somente isso - que esperamos: alguém que dê mais sentido às nossas vidas. E isso não é fácil.


Para encontrar alguém que hoje esteja disposto a dividir a vida com você é preciso muito mais que vontade, é preciso coragem, dedicação, por que no começo tudo são rosas é depois, no dia-a-dia que vamos percebendo quem realmente é aquela pessoa com a qual estamos disponibilizando não apenas nosso tempo, mas também nossas crenças, valores, sentimentos e, principalmente, nossos defeitos. É preciso muito mais que vontade de ter alguém para dividirmos nossos defeitos e talvez seja esse o motivo pelo qual o tal "alguém especial" seja tão difícil de ser encontrado: não é todo mundo que está disposto a colocar por terra tudo que há de pior em si, assim como não é todo mundo que aceita dividir sua vida com tantos defeitos alheios (o ser humano tem a péssima mania de achar que os defeitos do outro são demasiadamente visíveis). A verdade é que muita gente ainda espera que sua história seja contada por Walt Disney. Quem nos dera! Amar não é historinha. E como diria o rei Roberto quem nunca teve em alguém o melhor de seus planos e o pior dos enganos?


A verdade é que depois da queda passamos meses, anos em recuperação intensa e chegamos a achar que nunca mais vamos conseguir levantar, até que num dia qualquer, depois de muitas tentativas nulas, você conhece alguém que pode ser sua entrada para o céu ou para um novo inferno - tudo depende da maneira como ambos conduzirão essa história. Insegurança, medo do abandono e do sofrimento sempre existirão, afinal, como dizia minha avó "gato escaldado tem medo de água fria", mas se não tentarmos como saberemos se valerá a pena? Equilíbrio mútuo é a resposta.


O que estou tentando dizer é que todo mundo tem suas fases, todo mundo tem seus momentos em que a solidão precisa ser cultivada, todo mundo cresce, alguns se reproduzem e no fim todo mundo senta no banco da morte para esperar pela mão dessa última e eterna companheira, mas a verdade é que não importa quais foram suas conquistas ao longo da vida, no fim de tudo você vai querer mesmo é olhar pra trás e saber que valeu a pena, vai querer ter alguém com quem passou bons e maus bocados, com quem aprendeu no amor e nas brigas o valor do respeito, para segurar a mão na hora do adeus. Dramático isso? Talvez, mas pelas pessoas que já vi passarem pela vida afirmo: isso é real.


E se tudo isso que você acha nojento for exatamente o que chamam de amor?
Caio Fernando Abreu

Um comentário:

Seguidores

:] Boituva - SP

:] Boituva - SP
Meu momento de total insanidade

Ao Caminhar ...

Ao Caminhar ...
... pensei em você !